en-US

Hands on Azores Crafts

Hands on Azores Crafts é uma oferta de roteiros e experiências artesanais que dá a conhecer artesãos e artesãs dos Açores e permite a descoberta e a experimentação direta do saber fazer ancestral e único das gentes do arquipélago.

Integram estes roteiros mais de 100 unidades produtivas artesanais de diferentes áreas, dispersas pelas nove ilhas. Quem visita os Açores poderá, antecipadamente, planear a sua viagem integrando no seu programa estes roteiros para ficar a conhecer as artes e os ofícios tradicionais.

Hands on Azores Crafts pretende estimular o turismo cultural no setor do artesanato, conquistando o mercado exterior com uma oferta diferenciadora de experiência turística em que se promove o contato direto com as atividades artesanais e se divulgam os seus produtos, nomeadamente aqueles certificados ao abrigo da marca “Artesanato dos Açores”, que fazem parte do património cultural da Região.

Para além das visitas às oficinas dos artesãos e artesãs, pretende-se promover atividades e workshops de curta duração, permitindo ao público experimentar os saberes e as técnicas singulares do artesanato regional.

Este foi um projeto desenvolvido também em parceria com a GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional, através do projeto Craft&Art – Capacitar pela Inovação, no âmbito do Programa Interreg Mac 2014-2020.

Serão distribuídos por postos e quiosques de turismo de todo o arquipélago pequenos desdobráveis que contêm um código QR a partir do qual se poderá aceder à informação dos roteiros de cada ilha, ou poderá consultar-se o site do CRAA em http://artesanato.azores.gov.pt/hands-on-azores-craft/ .